Metas

  1. Especificar os requisitos das aplicações, serviços, mecanismos, cenários, dispositivos, recursos computacionais e/ou redes de comunicação no contexto do objetivo específico do projeto. Escrever um relatório técnico contendo a pesquisa realizada.

  2. Revisar o estado-da-arte e identificar oportunidades de pesquisa e inovação em aberto na área do objetivo específico do projeto. Escrever um relatório técnico contendo a pesquisa realizada.

  3. Especificar e desenvolver mecanismos, serviços, modelos, orquestradores, base de dados, algoritmos e/ou protocolos no contexto do objetivo específico do projeto. Escrever um relatório contendo a especificação e desenvolvimento das soluções propostas.

  4. Especificar e projetar uma arquitetura capaz de promover a integração dos módulos, aplicações, serviços, dispositivos, interfaces e orquestração dos recursos de rede e computacional de forma eficiente, inteligente e segura no contexto do objetivo específico proposto. Escrever um relatório técnico com a especificação, modelagem e projeto da arquitetura.

  5. Implementar algoritmos, serviços, protocolos, modelos, orquestradores e/ou mecanismos em um testbed, realizar avaliações de desempenho e analisar os resultados no contexto do objetivo específico do projeto. Escrever um relatório técnico com artefatos de softwares, modelagens, dados e códigos. Disponibilizar os códigos em uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos, por exemplo.

  6. Implementar algoritmos, serviços, protocolos, modelos, orquestradores e/ou mecanismos em simuladores ou emuladores, realizar avaliações de desempenho e analisar os resultados do objetivo específico do projeto. Escrever um relatório técnico com artefatos de software, modelagem, dados e códigos-fonte. Disponibilizar os códigos em uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos, por exemplo.

  7. Analisar, escrever e disseminar os resultados gerados no objetivo específico em eventos científicos, periódicos, cursos, feiras de ciência, escolas, entidades do setor público e privado para promover a divulgação científica e popularização da ciência. Escrever e publicar quatro artigos científicos em eventos científicos ou periódicos qualificados nacionais ou internacionais.

  8. Realizar o registro de um software ou patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial para fomentar a transferência de tecnologia e criação de produtos tecnológicos.

  9. Contribuir com a formação de recursos humanos qualificados a nível de mestrado. Concluir duas dissertações de mestrado.

  10. Contribuir com a formação de recursos humanos qualificados a nível de doutorado. Concluir uma tese de doutorado.

  11. Contribuir com a formação de recursos humanos qualificados a nível de graduação. Concluir um trabalho de conclusão de curso.

  12. Disseminar as inovações, produtos tecnológicos e resultados do projeto para indústrias, startups, parques de ciência e tecnologia, governos, escolas técnicas, verticais e/ou sociedade como forma de promover a transferência de tecnologia e fomentar o desenvolvimento tecnológico, econômico, ambiental e social brasileiro. Apresentar uma palestra ou pitch com os produtos e resultados associados.

  13. Contribuir com a internacionalização do projeto através da colaboração e/ou discussão das pesquisas com pesquisadores estrangeiros. Apresentar os avanços, inovações e resultados em ao menos uma reunião (remota ou presencial) semestral com pesquisadores estrangeiros, bem como discutir oportunidades de novas pesquisas.

  14. Contribuir com a formação de recursos humanos a nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Investir mais de R$ 5M em bolsas de estudo, incluindo DTI e empresarial. Contribuir com a formação de ao menos 100 alunos de graduação, 100 de mestrado, 50 de doutorado e 10 pós-doutorados. Fomentar doutorado sanduíche ou estágio pós-doc no exterior de ao menos 23 membros do projeto.

  15. Contribuir com a internacionalização do projeto. Fomentar a mobilidade internacional a nível de doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante de ao menos 30 membros do projeto. Organizar ao menos 300 reuniões, seminários, cursos, apresentações de artigos e palestras virtuais ou presenciais com parceiros internacionais. Organizar 5 workshops e 5 edições especiais de periódicos internacionais.

  16. Definir estratégias e coordenar a Transferência Tecnológica para o Setor Empresarial e/ou para o Setor Público. Registrar ao menos 10 softwares ou patentes. Organizar ao menos 50 reuniões ou pitches para apresentar produtos e resultados do projeto com start-ups, parques tecnológicos e setores empresariais públicos e privados. Organizar 3 workshops sobre empreendedorismo e inovação.

  17. Definir estratégias e coordenar a Transferência Tecnológica para a Sociedade. Criar ao menos 10 serviços digitais seguros e eficientes que podem ser usados pela sociedade. Apresentar ao menos 50 palestras e reuniões em escolas, universidades, feiras de ciência, eventos científicos e setores do governo e sociedade com produtos e resultados do projeto. Disponibilizar 3 testbeds para a sociedade.

  18. Definir estratégias e coordenar a Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Publicar ao menos 200 artigos em eventos científicos ou periódicos. Organizar ao menos 20 palestras para mostrar resultados e produtos do projeto para o público em geral de maneira acessível. Promover ao menos 5 workshops, reuniões, palestras, painéis e cursos para diferentes públicos. Criar site e rede social.